Postado por holambra em 28/jul/2022 - Sem Comentários
Postado por holambra em 28/jul/2022 - Sem Comentários
O novo Marco Legal do Saneamento, que tem como metas garantir que 99% da população tenha acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto até 2033, acaba de completar dois anos e, em um curto espaço de tempo, as operadoras privadas do setor ampliaram sua participação em 45%.
Segundo dados apresentados no início desse mês pela ABCON SINDCON – Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto, até 2021, essas companhias atendiam 31,6 milhões de usuários; hoje são 46,1 milhões de pessoas com serviços de água e esgotamento sanitário no Brasil.
A Aegea Saneamento, holding da qual faz parte a Águas de Holambra, é líder no setor privado de saneamento no Brasil: atende mais de 21 milhões de pessoas e tem 49,5% de participação nesse mercado (veja quadro abaixo). “Fazer parte do maior grupo privado do setor no país é um orgulho para Mirante pois honramos com nosso maior compromisso, que é levar dignidade, saúde e qualidade de vida à população que atendemos levando em conta, sempre, o cuidado com o meio ambiente e com a sustentabilidade”, afirma a diretora presidente da Águas de Holambra, Silvia Leticia Tesseroli.
Ainda segundo os dados apresentados, o número de municípios atendidos por empresas privadas também aumentou mais de 9%. Em meados de 2020, as concessões privadas estavam presentes em menos de 6% dos municípios – aproximadamente 330 cidades. Atualmente, elas já operam em 509 cidades, mais de 9% do total. O estudo destaca ainda que 44% desses municípios são considerados de pequeno porte, com até 20 mil habitantes.
“O marco legal criou um ambiente de maior segurança jurídica, fundamental para atrair investimentos”, explica Rogério Tavares, VP de Relações Institucionais da Aegea Saneamento. “Seguimos confiantes em relação ao futuro para continuar expandindo nossa atuação a partir de investimentos alinhados ao nosso modelo de negócios, com disciplina e solidez financeira”, finaliza Tavares.
“Eu acho que a competição já mostrou resultados, tanto no aumento da participação privada e no compromisso de investimento assumidos nos editais quanto também em uma provocação firme às próprias companhias públicas a fazerem mais investimentos e a mexerem nas suas estruturas de governança”, disse na ocasião o diretor-executivo da ABCON, Percy Soares Neto.
LEILÕES
O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) realizou nove leilões do setor de saneamento que resultaram em R$ 30 bilhões em outorgas para os cofres de estados e municípios e R$ 42 bilhões de investimentos comprometidos. As rodadas ocorreram ao longo dos últimos dois anos.
“Nessa jornada, fomos capazes de trazer um presente para o Rio de Janeiro, que foi a maior concessão de infraestrutura já realizada no Brasil, que traz dignidade, emprego e preservação ambiental sem tamanho. Para quem conhece o Rio poder sonhar com uma Baía de Guanabara, em breve, bonita e limpa novamente, é um sonho para qualquer um que mora ou visita a cidade tão maravilhosa”, disse o presidente do banco, Gustavo Montezano.
Para ele, o marco regulatório em vigor no país representa um sucesso, mas é preciso avançar e fazer ajustes, que ele classificou como o primeiro dos três pilares necessários para o desenvolvimento do tema. “Naturalmente o marco legal foi uma inovação sem tamanho. Ele se mostra vencedor e vitorioso, mas é natural que amadurecimentos, interpretações e ajustes sejam feitos ao longo dessa jornada”, pontuou Montezano.
(Com informações da Agência Brasil)
Postado por holambra em 26/jul/2022 - Sem Comentários
Holambra é um dos municípios que sedia o programa Negócio Cultural, um dos maiores programas privados gratuitos de todo o Brasil, que vai impactar, diretamente, aproximadamente 14 mil pessoas. A primeira fase do programa é composta por são sete oficinas, transmitidas em ambiente digital, que darão uma visão completa sobre áreas primordiais de crescimento e aperfeiçoamento profissional. O Negócio Cultural tem apoio da Secretaria Especial da Cultura, é patrocinado pela Aegea Saneamento por meio do Instituto Aegea, pela Águas de Holambra – que integra o Grupo Aegea, e realizado pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos. Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos ainda podem se inscrever no site https://negociocultural.com.br .
A primeira oficina tem foco em Sustentabilidade e em como aplicar as habilidades, independentemente do tamanho do negócio. Depois, todos os participantes passarão por um Diagnóstico 360º para desenvolver uma visão sistêmica com os papéis e responsabilidades de cada um. Os passos seguintes são oficinas sobre Gestão Financeira, Vendas, Marketing, Recursos Humanos e para finalizar, elaborar um Planejamento Estratégico. Para os jovens empreendedores que ainda não possuem um negócio, a trilha de conhecimento vai abordar, ainda: Plano de Negócio e Empreendedorismo.
O programa tem como objetivo capacitar os microempreendedores locais, além de jovens que queiram entrar para mercado, sobre os principais aspectos que vão ajudar no crescimento da empresa e ampliar a geração de renda. “A maioria das empresas fecham por problemas de gestão, algumas sequer saem do papel por falta de conhecimento e esse projeto visa sanar essa questão. Se o mercado cresce, toda a comunidade é beneficiada”, diz a diretora presidente da Águas de Holambra, Silvia Leticia Tesseroli.
Além disso, ter um negócio sustentável já não é uma preocupação exclusiva das grandes corporações. Empresas menores e até microempreendedores terão que adaptar os seus negócios para a urgência desse tema, se quiserem crescer e principalmente, deixar um legado que impacte toda a comunidade. “Há 20 anos temos trabalhado com foco no desenvolvimento sustentável com soluções inovadoras e esse projeto é um grande exemplo de como através do conhecimento é possível mudar a realidade local e gerar um crescimento em espiral que, aos poucos, vai transformando o país e o mundo”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
Após o término das oficinas, todos os participantes terão acompanhamento e mentorias gratuitos que vão auxiliar na aplicação de todo o conteúdo adquirido, além de certificado de conclusão do curso de 40h. O programa Negócio Cultural irá trabalhar quatro dos 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que são: Trabalho decente e crescimento econômico (8), Indústria, inovação e infraestrutura (9), Redução das desigualdades (10) e Consumo e produção responsáveis (12).
SERVIÇO:
Negócio Cultural
Inscrições: Através do site https://negociocultural.com.br
Quem pode se inscrever: Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos
Sobre Ecotransforma
A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos – Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Postado por holambra em 25/jul/2022 - Sem Comentários
Postado por holambra em 25/jul/2022 - Sem Comentários
Você sabia que uma das principais ferramentas de comunicação entre usuários e a concessionária Águas de Holambra é via Whatsapp? Pois é, pelo aplicativo, você pode solicitar a segunda via da fatura, verificar débitos pendentes, fazer cadastro para o Programa Tarifa Social, solicitar serviços ou obter outras informações.
Para todos os atendimentos, é importante que o usuário tenha em mãos o número de matrícula, que vem impressa no canto superior direito da fatura, ou o CPF do titular da matrícula. O atendimento pelo WhatsApp da Águas de Holambra é realizado das 8h às 18h30, de segunda a sábado, no 0800 595 3333 – mesmo número do Call Center. Vale lembrar que o Call Center atende 24 horas por dia, sete dias da semana.
Para mais informações, acesse nosso site www.aguasdeholambra.com.br e nossas redes sociais: Águas de Holambra (Facebook) e @aguasdeholambra (Instagram).
Postado por holambra em 22/jul/2022 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Holambra informa que, devido a manutenção emergencial no sistema de telemetria dos reservatórios, na madrugada dessa sexta-feira (22), podem ocorrer desabastecimento pontual e baixa pressão ao longo do dia. A previsão é que o abastecimento se normalize até as 22h dessa sexta-feira. A concessionária pede o uso consciente da água, atenção à reservação das residências e agradece a compreensão de todos. Em casos emergenciais, entre em contato conosco pelo 0800 595 3333 (24 horas – fixo, celular e Whatsapp).
Postado por holambra em 18/jul/2022 - Sem Comentários
Há mais de seis anos, a concessionária Águas de Holambra atua no município sempre atenta em levar o melhor serviço de abastecimento de água à população holambrense, além de coleta e tratamento de esgoto. Para que o sistema de distribuição garanta água nas torneiras ininterruptamente, a concessionária orienta que todos os imóveis, residenciais ou comerciais, tenham uma caixa d’água interna. Mas você sabe por que a caixa d’água é tão importante?
Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Holambra, Alan Pedra, a concessionária tem estrutura completa para garantir que a água seja distribuída com qualidade e regularidade. No entanto, podem acontecer situações em que são necessárias algumas intervenções no sistema. Neste sentido, a caixa d’água é também uma importante ferramenta para atender essa demanda na rotina do usuário, por exemplo, durante a execução de um procedimento. “O dispositivo é uma alternativa que contribui muito para garantir a continuidade do abastecimento nos imóveis”, diz Alan.
Para a definição da necessidade de armazenamento de cada imóvel, deve-se calcular o consumo individual de cada morador e somar os resultados obtidos. A estimativa é que uma pessoa utiliza cerca de 150 litros de água por dia. Logo, em uma residência com cinco pessoas, em que o uso total seria de 750 litros de água, recomenda-se a instalação de reservação com capacidade de 1.000 litros. Para a instalação, recomenda-se que seja implantado em um ponto elevado do imóvel para que a água tenha pressão e velocidade o suficiente para percorrer a tubulação, obedecendo as condições estruturais de cada imóvel.
Para assegurar a segurança sanitária e evitar riscos de contaminação da água por bactérias, agentes poluentes e germes nocivos, é imprescindível que o armazenamento seja feito de forma adequada, com vedação do dispositivo com tampa, além da realização de procedimento de manutenção e limpeza, a cada seis meses.
COMO FAZER A LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA
– Feche o registro de entrada. Depois reserve parte da água do reservatório e deixe um pouco de água dentro da caixa para ser utilizada na limpeza;
– Inicie a limpeza com um pano e esponja macia para lavar o fundo e as paredes internas do reservatório. Depois, descarte a água suja;
– Deixe encher a caixa d’água e feche o registro de entrada. Adicione água sanitária – para cada 500 litros, coloque 10 colheres de água sanitária e deixe esta mistura agir por duas horas. A cada 30 minutos, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas e na tampa da caixa d’água;
– Ao final das duas horas, abra os registros de saída, como torneiras e descargas para que a solução contendo água sanitária limpe a tubulação de saída. Após descartar toda a água, feche todas as saídas e abra o registro de entrada para encher a caixa d´água;
– Lembre se: mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada para evitar sujeira, entrada de animais e criação de focos de dengue.
Postado por holambra em 12/jul/2022 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Holambra disponibiliza, para famílias que que se encontram em status de fragilidade, como desemprego, enfermidade, renda familiar de até meio salário mínimo per capta, entre outros cenários, o Programa Tarifa Social – benefício que pode conceder descontos de até 50% nas contas de água e esgoto.
A Resolução ARES-PCJ nº 251, de 05 de setembro de 2018, estabelece os seguintes critérios para aplicação da Tarifa Residencial Social pelos prestadores dos serviços de saneamento:
Os interessados podem se inscrever através dos canais remotos da Central de Atendimento da Águas de Holambra (0800-595-3333) ou pessoalmente, na Sede – Rua Petúnia, Nº 14 – Bairro Jardim das Tulipas, portando os seguintes documentos:
O benefício tem duração de 12 (doze) meses, devendo ser renovado ao final deste período.
Postado por holambra em 07/jul/2022 - Sem Comentários
Postado por holambra em 05/jul/2022 - Sem Comentários
Holambra é um dos municípios que sedia o programa Negócio Cultural, um dos maiores programas privados gratuitos de todo o Brasil, que vai impactar, diretamente, aproximadamente 14 mil pessoas. A primeira fase do programa é composta por são sete oficinas, transmitidas em ambiente digital, que darão uma visão completa sobre áreas primordiais de crescimento e aperfeiçoamento profissional. O Negócio Cultural tem apoio da Secretaria Especial da Cultura, é patrocinado pela Aegea Saneamento por meio do Instituto Aegea, pela Águas de Holambra – que integra o Grupo Aegea, e realizado pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos. Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos ainda podem se inscrever no site https://negociocultural.com.br .
A primeira oficina tem foco em Sustentabilidade e em como aplicar as habilidades, independentemente do tamanho do negócio. Depois, todos os participantes passarão por um Diagnóstico 360º para desenvolver uma visão sistêmica com os papéis e responsabilidades de cada um. Os passos seguintes são oficinas sobre Gestão Financeira, Vendas, Marketing, Recursos Humanos e para finalizar, elaborar um Planejamento Estratégico. Para os jovens empreendedores que ainda não possuem um negócio, a trilha de conhecimento vai abordar, ainda: Plano de Negócio e Empreendedorismo.
O programa tem como objetivo capacitar os microempreendedores locais, além de jovens que queiram entrar para mercado, sobre os principais aspectos que vão ajudar no crescimento da empresa e ampliar a geração de renda. “A maioria das empresas fecham por problemas de gestão, algumas sequer saem do papel por falta de conhecimento e esse projeto visa sanar essa questão. Se o mercado cresce, toda a comunidade é beneficiada”, diz a diretora presidente da Águas de Holambra, Silvia Leticia Tesseroli.
Além disso, ter um negócio sustentável já não é uma preocupação exclusiva das grandes corporações. Empresas menores e até microempreendedores terão que adaptar os seus negócios para a urgência desse tema, se quiserem crescer e principalmente, deixar um legado que impacte toda a comunidade. “Há 20 anos temos trabalhado com foco no desenvolvimento sustentável com soluções inovadoras e esse projeto é um grande exemplo de como através do conhecimento é possível mudar a realidade local e gerar um crescimento em espiral que, aos poucos, vai transformando o país e o mundo”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.
Após o término das oficinas, todos os participantes terão acompanhamento e mentorias gratuitos que vão auxiliar na aplicação de todo o conteúdo adquirido, além de certificado de conclusão do curso de 40h. O programa Negócio Cultural irá trabalhar quatro dos 17 ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que são: Trabalho decente e crescimento econômico (8), Indústria, inovação e infraestrutura (9), Redução das desigualdades (10) e Consumo e produção responsáveis (12).
SERVIÇO:
Negócio Cultural
Inscrições: Através do site https://negociocultural.com.br
Quem pode se inscrever: Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos
Sobre Ecotransforma
A Ecotransforma é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos – Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.