Postado por [email protected] em 28/out/2025 - Sem Comentários
No mês em que completa mais um ano de história, Holambra tem motivos concretos para comemorar: o município se destaca pelos avanços no saneamento básico, com abastecimento de água universalizado e ampla cobertura de coleta e tratamento de esgoto.
Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Holambra, detalha como essa estrutura se mantém e quais investimentos estão previstos para acompanhar o crescimento da cidade.
Holambra é uma cidade 100% saneada. O que isso significa, na prática, para a população?
Daniel Mantovani: Significa saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Holambra tem cobertura total de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, algo que ainda é um desafio nacional. Nosso compromisso é manter essa eficiência e avançar continuamente, com tecnologia e planejamento.
Qual é o principal desafio para garantir água de qualidade em períodos de estiagem?
Daniel: Mesmo com níveis estáveis de reservação, o uso consciente precisa ser permanente. A concessionária segue investindo na segurança hídrica do município, com a modernização da captação do Camanducaia e a ampliação da ETA Tulipas. Também está em andamento um aumento na capacidade de reservação do município, o que reforça o compromisso com a estabilidade e a qualidade do abastecimento, garantidas pelo monitoramento diário dos mananciais e ações preventivas.
A qualidade da água é uma preocupação constante dos moradores. Como a concessionária atua nesse controle?
Daniel: São mais de 2.000 testes laboratoriais por mês, em toda a rede, os resultados são públicos, estão no nosso site. Além disso, temos instalados totens para acompanhamento dos resultados em quatro bairros. Conhecidos como PCQs (Ponto de Controle de Qualidade) estes dispositivos contam com QR Codes para facilitar o acesso e acompanhamento dos clientes às informações.
Como a concessionária tem dialogado com o poder público e a comunidade sobre os serviços prestados na cidade?
Daniel: Estamos sempre abertos ao diálogo com moradores, vereadores e com a Prefeitura, assim como órgãos reguladores e de fiscalização. Periodicamente, são apresentados dados e medidas adotadas, comprovando a qualidade e eficiência de toda operação. Nosso foco é resolver e evoluir, com transparência e parceria. Além disso, temos quatro PCQs (Ponto de Controle de Qualidade) instalados na cidade, nos quais a população pode consultar a qualidade da água daquela localização em nosso site. Isso também faz parte da nossa transparência para com a população.
Quais são as prioridades da Águas de Holambra para os próximos anos?
Daniel: Sustentabilidade, segurança hídrica e inovação seguem como pilares do nosso trabalho. Continuaremos investindo em infraestrutura e novas tecnologias, sempre alinhados às diretrizes da Aegea e em parceria com o município, construindo juntos um futuro cada vez mais eficiente e sustentável para Holambra. Nosso compromisso é seguir fazendo da cidade uma referência nacional em saneamento.
Postado por [email protected] em 16/out/2025 - Sem Comentários
Projeto BikeCine, patrocinado pela Águas de Holambra, promove exibições gratuitas com eletricidade produzida por bicicletas
Já pensou em pedalar enquanto assiste a um filme? É o que vai acontecer em Holambra, no dia 17 de outubro, quando sessões de cinema serão oferecidas gratuitamente para o público, por meio de energia sustentável. O BikeCine, projeto que transforma pedaladas em energia elétrica, estará na Escola Municipal Bairro Imigrantes com patrocínio da Águas de Holambra e do Instituto Aegea. A programação inclui uma mostra de curtas-metragens, às 19h, seguida do longa “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”, às 20h. Todas as sessões contam com recursos de acessibilidade.
“O projeto reúne pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Assim, é uma grande alegria estrear o BikeCine em Holambra. Com ele queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão”, explica Marco Costa, coordenador e idealizador do projeto. “Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é estimulado a refletir sobre o consumo energético, além da colaboração coletiva e mobilidade urbana”, conclui.
Além das cadeiras disponíveis para o público, o espaço conta com 16 estações de pedal: 12 bicicletas fixas e quatro bases para quem quiser levar a própria. O projeto também oferece o “pedal de mão”, criado para incluir crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, reforçando o caráter acessível da iniciativa.
Para a concessionária, o apoio ao projeto reflete o compromisso com a valorização cultural e o incentivo a ações sustentáveis. “Projetos como esse fortalecem o vínculo entre comunidade e meio ambiente. A energia gerada pelas pedaladas simboliza o esforço coletivo que queremos ver também no cuidado compartilhado para o bom uso das redes de água e esgoto da cidade e com a preservação dos nossos recursos naturais”, destaca Erlon Avelar, coordenador de Responsabilidade Social da Águas de Holambra.
O BikeCine em Holambra é realizado por meio da Lei Rouanet, com patrocínio da Águas de Holambra e do Instituto Aegea, apoio da Prefeitura de Holambra, e realização do BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.
SERVIÇO
BikeCine em Holambra
Data: 17 de outubro de 2025
Horário: 19h – Sessão de curtas | 20h – “Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo”
Local: Escola Municipal Bairro Imigrantes
Endereço: Rua Van Aken, 170, Bairro Imigrantes, Holambra-SP
Ingressos: Gratuitos, disponíveis em www.bikecine.com.br ou presencialmente uma hora antes do evento.
Capacidade: 150 lugares, 12 bicicletas fixas e 4 estações para bicicletas próprias
Classificação: Livre para todas as idades