Arquivo de julho 28America/Sao_Paulo 2025

Nova estrutura de água e esgoto implantada pela Águas de Holambra, no Centro Social Holandês, beneficia diretamente 61 imóveis

Postado por [email protected] em 28/jul/2025 - Sem Comentários

Instalação de mais de 2 mil metros de tubulação garante maior autonomia e segurança no acesso aos serviços

A Águas de Holambra, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, concluiu nesta semana, uma importante obra de infraestrutura no Centro Social Holandês. A intervenção levou rede de abastecimento de água tratada e coleta de esgoto para 61 residências, promovendo avanços significativos na saúde pública e qualidade de vida aos moradores. Ao todo, foram implantados cerca de 1.100 metros de rede coletora de esgoto e 1.050 metros de tubulação para abastecimento de água. O projeto também contemplou derivações individuais para cada residência, garantindo autonomia e segurança no acesso aos serviços.

Antes da obra, o Centro Social contava com um sistema de abastecimento próprio e a nova conexão à rede pública representa um salto de qualidade e confiabilidade. “É um ganho para todos os moradores ter água e esgoto tratado”, destaca Geraldo De Bruin, presidente da Associação do Centro Social Holandês.

O projeto seguiu rigorosos padrões técnicos, definidos pela equipe de engenharia da Águas de Holambra, com foco na segurança e na organização operacional. Cada etapa foi cuidadosamente planejada para garantir eficiência e o mínimo de interferência na rotina dos moradores.

Segundo Daniel Mantovani, diretor-presidente da Águas de Holambra, a iniciativa é mais do que uma entrega de infraestrutura: é uma aproximação com a comunidade. “Nosso trabalho é guiado pelo respeito à história e às necessidades de cada local. Trazer a Águas de Holambra para o Centro Social Holandês e dar esse passo ao lado da população é motivo de orgulho para todos nós”, destacou.

Com a infraestrutura concluída, na próxima fase, equipes da concessionária irão auxiliar os moradores com o processo de ligação das residências à nova rede, orientando sobre a documentação necessária para cadastramento, instalação dos hidrômetros, funcionamento das rotinas de leitura e pagamento e sobre os serviços prestados no município.

O prefeito de Holambra, Fernando Capato, também celebrou o avanço. “Hoje é um dia feliz e importante para nossa cidade. Agradecemos à concessionária pela agilidade na entrega e continuaremos trabalhando para levar infraestrutura básica aonde for necessário”, afirmou.

Entregas como esta reforçam o compromisso da Águas de Holambra com o bem-estar da população local, investindo não apenas na qualidade dos serviços prestados e da água distribuída, mas também em ações que aproximam a população do saneamento, como os programas “Portas Abertas” e ‘Saúde Nota 10” que levam conhecimento, transparência e educação socioambiental para toda a comunidade.

Sobre a Águas de Holambra
A Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, é responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Holambra. A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do holambrense.
Saiba mais em www.aguasdeholambra.com.br

Sobre a Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/

Manutenção preventiva dos reservatórios reforça compromisso com a qualidade da água de Holambra

Postado por [email protected] em 22/jul/2025 - Sem Comentários

Tecnologia utilizada pela Águas de Holambra possibilitou a realização das atividades sem impactos para a população, garantindo o abastecimento hídrico durante todo o período

Em Holambra, a qualidade da água que chega à população é resultado de um trabalho contínuo e preventivo. Para garantir que essa qualidade seja mantida, a Águas de Holambra, concessionária responsável pela gestão do sistema de saneamento no município, realizou, no início de julho, a manutenção preventiva nos reservatórios Tulipas e Centro. A operação utilizou uma técnica com mergulhadores, o que permitiu realizar a ação sem impactar o abastecimento de água para a população.

“A técnica de limpeza com mergulhadores assegura a remoção eficiente de particulados sedimentados, sem a necessidade de interrupção no fornecimento da água tratada, otimizando a operacionalidade e mantendo a integridade da distribuição”, explica Rafael Jorge, Gerente de Operações e Serviços da Águas de Holambra.

O processo de limpeza com mergulhadores foi cuidadosamente planejado, incluindo o estudo das estruturas dos reservatórios e a preparação dos dispositivos de segurança. A equipe, formada por quatro técnicos especializados, utilizou roupa esterilizada e impermeável com proteção térmica, capacete de mergulho, linha de oxigênio e bomba submersa com bico de sucção para garantir a eficácia da operação.

A adoção desta metodologia se diferencia das operações tradicionais. Enquanto o método convencional exige a interrupção do abastecimento por, no mínimo, cinco horas, a técnica utilizada permitiu a execução do trabalho sem a interrupção no fornecimento de água à população.

“Investimos continuamente em todo o sistema de captação, tratamento e distribuição para garantir que a água que chega às torneiras de Holambra seja segura e em total conformidade com a legislação”, destaca Isabelly Gonçalves, Diretora de Operações da Águas de Holambra. “E para dar transparência sobre a qualidade da água fornecida, instalamos, em pontos da cidade, três totens de coleta de água no primeiro semestre deste ano e já temos a programação para instalar mais quatro até o fim de 2025. Eles possuem QR Codes afixados para que qualquer cidadão possa acessar os relatórios atualizados”, ressalta.

Mais do que prestar um serviço eficiente e fornecimento contínuo, a concessionária também abre portas para o conhecimento e o diálogo com a comunidade, por meio de iniciativas socioeducativas como os programas “Saúde Nota 10” e “Portas Abertas”, que aproximam os moradores de Holambra aos serviços que a concessionária executa e que fazem parte do seu dia a dia.

Sobre a Águas de Holambra
A Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, é responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Holambra. A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do holambrense.
Saiba mais em www.aguasdeholambra.com.br

Sobre a Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/

COMUNICADO 15.07.25

Postado por paintbox em 14/jul/2025 - Sem Comentários

COMUNICADO – FERIADO 09.07.25

Postado por paintbox em 07/jul/2025 - Sem Comentários

Águas de Holambra utiliza tecnologia para identificar vazamentos na rede de abastecimento

Postado por paintbox em 02/jul/2025 - Sem Comentários

Concessionária opera dentro da meta do Marco Legal do Saneamento que prevê até 25% de perdas e abaixo da média nacional, que é 40%

Combater vazamentos é uma das principais ações para garantir a eficiência do sistema de abastecimento. Para identificar estes casos e garantir mais água na tubulação que abastece os mais de 5 mil imóveis do município, a Águas de Holambra utiliza o geofone, um equipamento capaz de captar ruídos e vibrações subterrâneas, contribuindo na localização de possíveis vazamentos ocultos. A mais recente operação realizada pela concessionária, realizada no mês de maio, rastreou 13km da rede de abastecimento, nos bairros Imigrantes, Centro e Groot.

“Investimos continuamente na qualidade e na oferta da água tratada. E isso passa também por trabalhar para reduzir as perdas de água em todo o sistema de abastecimento do município. Cada vazamento identificado e reparado, garante ganho de nível nos reservatórios, o que resulta na melhor estabilidade do sistema e mais água direcionada à rede pública de distribuição, que tem um destino prioritário: a torneira de casa de cada cidadão”, enfatiza Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Águas de Holambra.

Para identificar vazamentos utilizando o geofone, os técnicos da Águas de Holambra utilizam uma ferramenta acoplada a uma haste metálica que identifica os ruídos, e com o uso de fones de ouvido de alta sensibilidade a identificação precisa dos pontos de vazamentos permite que os reparos sejam feitos de forma mais eficiente e, muitas vezes, antes mesmo que o impacto atinja a rede de distribuição.

Avanço contínuo na eficiência hídrica

A Águas de Holambra opera com um índice de perdas abaixo da meta do Marco Legal do Saneamento, que é 25% e significativamente menor que a média nacional, que chega a 40%. Esse percentual representa a água que entra no sistema, mas se perde ao longo da rede de distribuição.

“A contenção de vazamentos na rede pública é uma prioridade da Águas de Holambra, pois faz parte do compromisso com a gestão eficiente dos recursos hídricos e contribui para ampliar a disponibilidade de água no sistema, evitando desperdícios”, comenta Daniel Mantovani, diretor-presidente da concessionária.

Para melhorar cada vez mais o índice atual, a Águas de Holambra investe continuamente em infraestrutura e no uso de tecnologias para garantir níveis adequados nos reservatórios e maior estabilidade no sistema, reforçando seu compromisso com a eficiência e a qualidade do abastecimento no município. É importante destacar que, nos casos de vazamento na rede de distribuição, não há cobrança ao consumidor. O cliente paga apenas pela disponibilidade do serviço de saneamento e a água que, de fato, consumiu — registrada pelo hidrômetro individual, certificado pelo Inmetro, que assegura uma medição precisa do consumo de cada imóvel.

Águas de Holambra
A Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, é responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Holambra. A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do holambrense.
Saiba mais em www.aguasdeholambra.com.br

Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua, leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje, são mais de 33 milhões de pessoas atendidas em mais de 760 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil
Saiba mais em https://www.aegea.com.br/

COMUNICADO 01.07.25

Postado por paintbox em 01/jul/2025 - Sem Comentários