Postado por holambra em 16/dez/2024 - Sem Comentários
Objetivo é alertar a população de Holambra sobre o aumento dos casos de obstrução, resultados de ligações indevidas da tubulação e descarte incorreto do lixo, nessa época do ano
No Brasil, a chegada da primavera e do verão é sinônimo de dias longos com muito sol, calor, praia, férias e confraternização. Mas é também um período de grande preocupação. É nessa época do ano que as chuvas ficam mais intensas e os perigos, também.
Em 2024, o início das estações mais quentes do ano é marcado por um período longo de estiagem e registros de temperaturas acima do normal. Um alerta para as mudanças climáticas e os eventos extremos da natureza.
Para minimizar problemas desse tipo, a Águas de Holambra lança anualmente a campanha Plano Águas de Verão, que tem como objetivo alertar a população de Holambra para os riscos de sobrecarga da rede de esgotamento sanitário nessa época do ano. Pequenas atitudes podem ser fundamentais para evitar grandes transtornos.
A ideia é evitar que o lixo descartado incorretamente em vasos sanitários, ralos de pias da cozinha e banheiro funcionem como “barreiras” para o fluxo da rede coletora de esgoto. São materiais como fraldas, gordura, preservativos, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas e até fio dental que obstruem a passagem do esgoto e o levam “de volta” para as residências.
A rede de esgoto, afinal, não é projetada para escoar a água das chuvas, mas é isso o que ocorre em muitas casas, onde não há separação dos sistemas de drenagem de águas e de esgoto. O resultado dessa “mistura” indevida de tubulações, em épocas de chuvas intensas, é o aumento de casos de extravasamentos do esgoto para ruas ou mesmo dentro de casa. O contato com o esgoto é preocupante em diversos aspectos, sobretudo à saúde da população, que fica mais exposta a doenças.
Para que isso não aconteça, a Águas de Holambra orienta a população a recolher o lixo corretamente e evitar o seu descarte na rede de esgoto, além de providenciar a separação entre a rede de esgoto e água da chuva. O ideal é que as águas de chuva sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas das bocas de lobo e galerias até os córregos e rios do município.
Neste ano em particular, anomalias oceânicas associadas ao El Niño, fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura do Pacífico Equatorial, elevam a preocupação sobre fenômenos extremos, como ondas de calor intenso e aumento de temperaturas em determinadas regiões do Brasil, inclusive o Sudeste. Ou seja: no período mais aguardado do ano, é bom redobrar os cuidados.
“Quando falamos em fenômenos globais, como aquecimento das águas do oceano e o consequente estresse climático, com ondas de calor e tempestades intensas, imaginamos que este é um problema distante e sob estão apenas dos grandes atores da comunidade internacional. Mas nossas casas são as pontas mais vulneráveis do encontro entre fenômenos extremos e ausência de cuidados básicos. Pequenas atitudes podem ser determinantes para evitar problemas como extravasamento, tão comuns nesse início do período chuvoso. Quanto mais limpos estiverem os caminhos da chuva em nossas cidades, menos problemas nós e nossos vizinhos vamos enfrentar nessa época do ano”, alerta Flávia Miranda, gerente de operações da Águas de Holambra.
“O plano Águas de Verão 2024/2025 inclui a integração das atividades das áreas de responsabilidade social, de operações e de comunicação”, explica Andréia Ferreira, coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social da Águas de Holambra.
Os encontros, que incluem palestras e entrega de materiais orientativos, acontecem nas associações de bairros, escolas e também com grupos específicos como lideranças comunitárias, professores, aposentados, empresários e outros. “Por meio das redes sociais, as informações e orientações são intensificadas. Tudo isso para garantir que a conscientização seja impulsionada e capaz de produzir mudanças no comportamento das pessoas”, finaliza Andréia.
QUEM SOMOS
Águas de Holambra
A Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, é responsável pela gestão plena dos serviços de saneamento básico do município de Holambra. A empresa iniciou suas atividades em janeiro de 2016 com o desafio de garantir a regularidade do abastecimento e melhorar a qualidade da água que chega à casa do holambrense.
Saiba mais em www.aguasdeholambra.com.br
Aegea
Criada em 2010, a Aegea é referência no setor privado de saneamento básico no Brasil. Em cada município onde atua leva mais saúde e qualidade de vida para a população, respeitando sempre o meio ambiente e a cultura local. Hoje são mais de 31 milhões de pessoas atendidas em mais de 505 cidades de 15 estados, de norte a sul do Brasil.
Saiba mais em https://www.aegea.com.br
Postado por holambra em 10/dez/2024 - Sem Comentários
O investimento traz benefícios para população e garante a demanda futura da “Cidade das Flores”
As obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tulipas serão entregues nesta quarta-feira, dia 11, no município de Holambra, no interior de São Paulo. Com um investimento superior a R$ 8,2 milhões, a obra representa um aporte per capita de R$ 542,36, cerca de sete vezes maior que a média nacional de investimentos em saneamento, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Esse esforço destaca a prioridade do município em oferecer um abastecimento mais eficiente para a população e estar preparado para atender à crescente demanda de água, impulsionada pelo aumento populacional e pelo turismo.
A concessionária Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento uma das maiores empresas privadas do setor no Brasil, é a responsável pelo sistema de água do município, em parceria com a gestão local, e conduziu a obra de modernização da infraestrutura hídrica com aumento de 35% na capacidade de produção de água tratada na ETA Tulipa, passando de 90 para 120 litros/segundo. Isso representa mais de 2,5 milhões de litros de água por dia.
“Nosso foco está na segurança hídrica, e trabalhamos para garantir o abastecimento para os moradores e visitantes de Holambra. A produção de água tratada, centralizada em um só local, possibilita agilidade na operação e na manutenção do sistema, certificando também a qualidade”, afirma a diretora executiva da Águas de Holambra, Isabelly Gonçalves.
Tecnologia, modernização e outros investimentos
A ampliação da ETA Tulipas inclui a instalação de uma nova adutora de 1.400 metros de extensão e 355 milímetros de diâmetro, feita de polietileno de alta densidade (PEAD), material reconhecido pela resistência e eficiência. Essa infraestrutura avançada reforça a capacidade operacional e a resiliência do sistema de abastecimento de Holambra, reconhecida por sua universalização do saneamento básico.
“Investimos continuamente para assegurar serviços de qualidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável da cidade. Nos últimos 12 anos, houve um aumento populacional de 33%, segundo dados do Censo 2022. Além de beneficiar os moradores, essas melhorias apoiam a vocação turística de Holambra”, afirma André Borges, diretor-presidente da Águas de Holambra.
A cidade chega a receber mais de 300 mil visitantes anuais na Expoflora, maior festival de flores e plantas ornamentais do país. Conhecida como a “Cidade das Flores”, Holambra combina tradição holandesa, desenvolvimento, gestão eficiente e planejamento sustentável. Na recente estiagem que acometeu a região, o abastecimento do município foi mantido sem grandes comprometimentos.
Saneamento e saúde pública
Holambra é destaque nacional no setor de saneamento, garantindo acesso universal à água potável e tratamento de esgoto. Para se manter nesta posição, ações que otimizam os serviços e garantem a operação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, acontecem continuamente no município.
O destaque no Ranking do Saneamento 2024, recém-lançado pelo Instituto Trata Brasil a partir da análise dos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), é reflexo das intervenções conduzidas pela expertise da Aegea, holding da qual a concessionária faz parte. A empresa é reconhecida pela capacidade de investimento e por empregar tecnologia avançada nas operações das mais de 500 cidades onde atua, atendendo mais de 31 milhões de pessoas em 15 estados de norte a sul do país.