Notícias

Ver notícia

Você sabia que a rede pluvial (água de chuva) não pode estar ligada à rede coletora de esgoto? O coordenador de Operações e Serviços da concessionária Águas de Holambra, Luciano Fernandes Teles, explica: “Muita gente não sabe, mas essa ligação (rede pluvial na rede de esgoto) é irregular não só para residências, mas também em imóveis comerciais e industriais. A tubulação da rede de esgoto é dimensionada para receber somente o esgoto doméstico. Sendo assim, não tem capacidade para suportar o grande volume proveniente das águas de chuva, podendo ocorrer transbordamentos”.

Além da questão do diâmetro das redes, Luciano comenta que há outras diferenças. “A rede pluvial coleta a água de chuva por meio das bocas de lobo (bueiros), que ficam próximas às calçadas. Já as redes coletoras de esgoto são dimensionadas para receber exclusivamente efluentes, que são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que utilizam água nas residências, como cozinhas e sanitários”, afirma.

Luciano lembra ainda que o esgoto lançado incorretamente na rede pluvial vai diretamente nos corpos hídricos (rios, córregos, lagos e ribeirões), poluindo os mananciais. “É importante que as pessoas verifiquem suas redes. Assim, estão contribuindo para a preservação do meio ambiente e para a saúde da população”, conclui.

Fique atento:

– A água de chuva não pode estar ligada à rede de esgoto. Esta prática causa transtornos e prejuízos, pois provoca entupimento, rompimento de tubulação e transbordamento de esgoto nas ruas ou dentro do imóvel;

– As águas de chuva devem ser conduzidas para as sarjetas, de onde vão para as bocas de lobo e seguem seu trajeto para córregos, ribeirões e rios;

– Para verificar se as instalações de sua residência estão corretas, basta jogar um pouco de corante no ralo do quintal de seu imóvel. Se a água colorida chegar até a sarjeta, significa que a ligação está correta;

– Para regularizar as instalações, tanto da ligação da rede de esgoto do imóvel ou para deslacrar a caixa de inspeção, é preciso contatar o serviço de um pedreiro de sua confiança.

USO CORRETO DA REDE COLETORA DE ESGOTO

Luciano ressalta que a rede coletora de esgoto – pias, ralos e vasos sanitários, não deve ser utilizada para descarte de óleo de cozinha usado e gorduras em geral, papel higiênico, cotonetes, preservativos, absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, fios de cabelo, peças íntimas, entre outros objetos. “Usando a rede de forma correta, todo o sistema de esgotamento sanitário funciona de maneira positiva e em prol da saúde de todos. É uma responsabilidade de todos nós”, finaliza.

Compartilhar:

Veja Também

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Holambra é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Holambra.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.