Notícias
Os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, somado a gestão eficiente dos sistemas de saneamento, conferiram a Holambra, uma classificação de destaque no Ranking da Abes – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, divulgado nesta quarta-feira (16), que avalia os principais indicativos do setor. Com essa divulgação, a cidade conquista uma importante posição frente aos maiores municípios do país.
A metodologia do estudo é baseada nos dados mais recentes do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2019. Para a avaliação, o estudo considera os seguintes critérios: abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada dos resíduos sólidos e as taxas de internação por doenças relacionadas à falta de saneamento como: diarreia e febre tifoide. A soma de todas as notas obtidas proporcionou a Holambra a pontuação de 485,00 bem próxima aos 500 considerado como o maior índice, dentro da categoria “Pequeno e Médio Porte – Rumo a universalização”, que analisou os municípios com menos de 100 mil habitantes.
O estudo contemplou a avaliação de 1.670 municípios do país, sendo que 84% dos ranqueados, se enquadram na categoria “Pequeno e médio porte”. Entre as cidades analisadas no grupo “Grande Porte”, apenas 37 dos 263 que serviram como base de estudos, atingiram a pontuação necessária para conquistar a classificação na melhor categoria, denominada como “Rumo à Universalização. Já na esfera dos municípios com menos de 100 mil habitantes, somente 82 se enquadraram nos quesitos para figurar neste grupo de destaque. No total, somente 119 cidades atingiram a categoria “Rumo à Universalização” (dentro das duas divisões Grande e Pequeno Porte).
Para o diretor-executivo, Ozanan Pessoa, um dos principais diferenciais que fazem Holambra se destacar no setor são os grandes investimentos que estão sendo realizados ao longo da concessão. Nos últimos cinco anos, a cidade alcançou a universalização do atendimento para os serviços de saneamento. Durante esse período foram investidos aproximadamente de R$ 21,6 milhões (moeda de 2021), para a ampliação e modernização da estrutura física e tecnológica de todo o complexo operacional.
“Para nós, os resultados registrados pelo estudo é motivo de orgulho, pois, reafirma o propósito da concessionária de contribuir efetivamente com o desenvolvimento social e sustentável do município. Se Holambra está nesse patamar de destaque frente ao panorama nacional do saneamento, muito deve-se ao aporte de recursos feito por acionistas e investidores que apostaram e ainda acreditam no potencial de crescimento da cidade e, sobretudo, a performance dos profissionais do setor que não medem esforços para oferecer o melhor atendimento”, destaca Ozanan.