Notícias

Ver notícia

O gerente e o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Holambra, Rodrigo Leitão e Alan Pedra, respectivamente, visitaram as obras da Barragem de Duas Pontes, em Amparo, na semana passada. A visita técnica foi proposta pelo Consórcio PCJ, em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE).

Juntamente com a Barragem de Pedreira, no município vizinho, o funcionamento do reservatório vai aumentar significativamente a disponibilidade hídrica para as cidades que se beneficiam das bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

A Barragem de Duas Pontes foi projetada com altura máxima de 35 metros e comprimento total de 800 metros. Dos 880 hectares, 486 hectares serão destinados ao reservatório. Em 391 hectares da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório serão plantadas até 440 mil árvores nativas.

O evento contou com participação de autoridades, técnicos e responsáveis pela construção da barragem em Amparo, que já tem 35% das obras concluídas. Os municípios de Amparo, Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Paulínia, Cosmópolis, Limeira, Americana e Piracicaba, localizados na calha desses mananciais, são os principais beneficiados pelas vazões regularizadas pelos reservatórios de Pedreira e Duas Pontes. No entanto, o número de cidades atendidas pelas vazões a serem regularizadas poderá ser maior, mediante execução do Sistema Adutor Regional (SAR-PCJ).

De acordo com Alan Pedra, para o município de Holambra, a nova barragem significa grande ganho em relação à segurança hídrica. “Principalmente nos períodos de estiagem, onde temos a redução da vazão dos mananciais devido à falta das chuvas. Por isso, o reservatório de Duas Pontes terá o papel de criar uma reserva de água e reforçar o sistema como um todo”, afirma Alan.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Holambra.