Notícias
As obstruções nas redes de esgoto estão intimamente ligadas ao descarte de lixo e outros materiais na rede coletora. O assunto, além de recorrente, é pauta de diversas campanhas da concessionária Águas de Holambra, sempre preocupada em preservar o bem estar de seus usuários, bem como da qualidade de suas tubulações.
Na manhã desta segunda-feira (23), mais uma vez a equipe de Serviços da Águas de Holambra encontrou objetos que contribuíram para obstruir a rede, entre eles, três peças íntimas. “Conscientizar sobre o uso correto da rede tem sido um desafio constante para a concessionária Águas de Holambra”, disse o coordenador de Operações e Serviços, Alan Pedra.
O coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra, explica que jogar material na rede de esgoto impacta não só a coleta e o tratamento de esgoto, mas gera prejuízos a toda a comunidade, uma vez que provocam extravasamento, além de afetar os processos e equipamentos das unidades operacionais.
Apesar de todas as ações desenvolvidas pela concessionária para alertar sobre essa situação, Alan diz que “Muitas pessoas desconhecem o funcionamento do sistema coletor e acabam lançando materiais que deveriam ser descartados no lixo, o que prejudica todo o processo”.
“É importante que as pessoas entendam que mais de 90% dos casos de entupimento acontecem devido ao uso incorreto da rede coletora. Ou seja, a maioria dos casos só acontece porque alguém está jogando materiais na rede”, afirma Alan.
De acordo com Alan, além de entupir a rede coletora, a retirada desses materiais é um trabalho que demanda tempo e energia, pois o colaborador tem que retirar manualmente os objetos.
DE OLHO NO ÓLEO – O descarte irregular de óleo na rede coletora de esgoto também é um desafio para o setor de saneamento. O resíduo descartado na rede implica não só no bom funcionamento dos sistemas de esgoto sanitário, mas também em danos ambientais. Para orientar sobre os impactos ambientais provenientes desse hábito, a concessionária conta com o programa De Olho no Óleo, promovido pela área de Responsabilidade Social.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha e os prejuízos causados quando não há a coleta adequada. O programa oferece a orientação sobre os métodos de destinação, por meio de oficinas de sustentabilidade, folhetos explicativos, dinâmicas adaptadas a vários perfis e faixas etárias de público, que apresentam formas de reaproveitamento do óleo e manuseio seguro para a doação a ONGs e Cooperativas.
A Águas de Holambra alerta ainda para o dado alarmante de que, a cada um (1) litro de óleo descartado irregularmente, cerca de 20 mil litros de água são contaminados, pois essa substância pode se infiltrar no solo e atingir o lençol freático.