Notícias

Ver notícia

Uma das principais causas de extravasamentos de esgoto nas cidades é o descarte irregular de resíduos na rede coletora. Um desses problemas – infelizmente bastante recorrente – é o lançamento inadequado de óleo de cozinha e de outras gorduras no encanamento das residências.

Para evitar entupimentos e outros transtornos, a população deve evitar descarregar esses resíduos nas pias e ralos e procurar os programas de reciclagem. Mas além disso, também é importante que as casas possuam uma caixa de gordura.

A caixa de gordura, explica o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra, é um dispositivo hidráulico cuja função é coletar e armazenar os resíduos gordurosos provenientes das pias de cozinha e das máquinas de lavar louça. Por essa razão, sua instalação geralmente é próxima à saída da água da pia e dos equipamentos de lavagem de louça.

Toda caixa de gordura possui um sifão, dispositivo que realiza a retenção do óleo e de gorduras e, dessa forma, impedindo que essas substâncias cheguem até a tubulação.

Porém, quando o imóvel não possui uma caixa de gordura, frisa o coordenador, óleos e gorduras – que escoam livremente para o sistema hidráulico – secam e ficam grudadas no interior dos canos. Esse acúmulo de resíduos gordurosos é justamente o que provoca entupimentos e, dependendo do caso, até o rompimento das tubulações.

“A caixa retém a gordura porque ela não se mistura com a água. A gordura boia na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue pela tubulação de esgoto”, explica o coordenador da Águas de Holambra.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Holambra trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Holambra.