Notícias

Ver notícia

A concessionária Águas de Holambra iniciou, nesta quarta-feira (08), um novo projeto de melhoria nos reservatórios da cidade, através da área de Operações e Serviços. O procedimento se diferencia do habitual pois se dá através da limpeza destes reservatórios sem a necessidade de drenagem de todo o volume de água, ou seja, não há interrupção no abastecimento do município.

A limpeza é realizada com mergulhadores profissionais, que farão uso de equipamentos para sucção e limpeza do fundo e das paredes dos reservatórios. O trabalho é semelhante às limpezas realizadas em piscinas, com a aspiração do material sedimentado. No lugar da haste, é o mergulhador quem guia o equipamento, garantindo a efetividade da ação. Para evitar qualquer tipo de contaminação, o mergulhador usa uma vestimenta impermeável, hermeticamente fechada, sobre um macacão térmico de Neoprene. Na cabeça, uma máscara full face, espécie de capacete integralmente vedado, completa a proteção. Nele estão acopladas uma câmera de vídeo, lanterna e microfone. Essa estrutura se comunica com a superfície através de um duto que assegura a livre respiração e permite resistir à pressão da água.

Todo o trabalho é acompanhado por um mergulhador supervisor, que de fora do reservatório monitora o serviço e assiste em tempo real ao que está acontecendo embaixo d’água, garantindo a segurança da operação. Essa comunicação permite a solicitação de alguma ferramenta ou de mais mangueira para ampliar a área de atuação. Para redobrar os cuidados, os mergulhadores contam ainda com a técnica de toque por meio de uma mangueira umbilical, se a comunicação por voz falhar, o profissional faz contato movimentando esta mangueira.

“Esta iniciativa é importante pois, além da manutenção e melhoria contínua, conseguimos realizar o procedimento sem prejuízo aos munícipes”, afirma o coordenador de Engenharia e Operações da Águas de Holambra, Alan Pedra.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Legislação e Tarifas Saiba mais
Legislação e Tarifas

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário implicam em custos e investimentos permanentes.

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.