Notícias

Ver notícia

O monitoramento constante dos parâmetros de operação do sistema de distribuição de água, em Holambra, permite que a Concessionária Águas de Holambra atue com agilidade e eficiência para sanar os problemas e garantir a regularidade nos serviços de abastecimento de água do município.

Na madrugada da quinta-feira (13/05), o Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária verificou uma variação de pressão inesperada nas redes de distribuição da região central do município. Atentos aos detalhes que envolvem os processos de tratamento e distribuição de água, os técnicos da unidade iniciaram as buscas pelo provável vazamento, que apesar de não estar visível, estava prejudicando as condições de pressão nas redes. Utilizando equipamentos de pesquisa de vazamento, foram realizadas as sondagens com a equipe de manutenção e a posterior localização do ponto exato onde o vazamento estava ocorrendo. “Mesmo sem o afloramento da água, na superfície, o que dificulta a identificação do problema, conseguimos atuar rapidamente na localização e reparo do vazamento, evitando falhas no abastecimento e transtornos à população da região central de Holambra”, disse o coordenador de Operações da Águas de Holambra, Alan Pedra.

A pesquisa de vazamentos não-visíveis é um minucioso trabalho de campo para identificar vazamentos que não afloram à superfície e que, portanto, não são facilmente identificados. O trabalho é feito por técnicos com equipamentos que são capazes de detectar a propagação do som do vazamento nas redes de distribuição, semelhante ao funcionamento do estetoscópio usado pelos médicos. Este recurso permite que a Concessionária Águas de Holambra atue sempre com agilidade e eficiência, identificando vazamentos, antes que eles se tornem maiores e mais prejudiciais ao sistema de abastecimento. Assim, é possível reduzir as perdas de água no município e garantir maior sustentabilidade aos serviços prestados e a preservação dos recursos hídricos.

“Reduzir o índice de perdas é uma das principais metas da empresa em Holambra, assim como garantir a regularidade e a qualidade da água distribuída à população”, afirmou Alan.

 

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Holambra.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.