Notícias

Ver notícia

Objetivo é alertar a população sobre o aumento de problemas relacionados às ligações indevidas entre as redes de esgoto e pluvial e ao descarte incorreto do lixo nessa época do ano

No Brasil, a chegada da primavera e do verão é sinônimo de dias longos com muito sol, calor, praia, férias e confraternizações. Mas é também um período de grande preocupação. É nessa época do ano que as chuvas ficam mais intensas e os perigos, também.

Em 2023, o início das estações mais quentes do ano é marcado por alertas vindos dos oceanos, que registram temperaturas acima do normal. Sinal de problemas em terra firme.

Segundo a Águas de Holambra, empresa da Aegea Saneamento, a maior do setor privado do país, nesse período os registros de intercorrências resultantes da sobrecarga na rede de esgotamento aumentam consideravelmente em relação ao período seco.

Os problemas são, em geral, ocasionados pelo descarte incorreto de lixo e pela conexão indevida dos sistemas de drenagem de águas e de esgoto em muitas residências.

O “Plano Águas de Verão 2023/2024” tem o objetivo de conscientizar e educar a população para reduzir a quantidade de lixo descartado indevidamente e orientar sobre a separação da rede pluvial da rede de esgoto.

O projeto será apresentado na próxima segunda-feira (04), às 09h, na sede da concessionária Águas de Holambra, que fica na Rua Petunia, 14 – Jardim das Tulipas.

 A campanha mostra que pequenas atitudes podem ser fundamentais para evitar grandes transtornos. A ideia é evitar que o lixo descartado incorretamente em vasos sanitários, ralos de pias da cozinha e banheiro funcionem como “barreiras” para o fluxo da rede coletora de esgoto.

A rede de esgoto, vale lembrar, não é projetada para escoar a água das chuvas, mas é isso o que ocorre em muitas casas, onde não há separação dos sistemas de drenagem.

O resultado dessa “mistura” indevida de tubulações, em épocas de chuvas intensas, é o aumento de casos de entupimentos. O contato com o esgoto é preocupante por diversas razões, sobretudo em relação à saúde da população, que fica mais exposta a doenças.

Para que isso não aconteça, a Águas de Holambra orienta a população a recolher o lixo corretamente e evitar o seu descarte na rede de esgoto, além de providenciar a adequação da rede pluvial.

O ideal é que as águas das chuvas sejam canalizadas por calhas e ralos específicos e conduzidas até os mananciais do município por meio de guias e galerias.

Os lixos no caminho dessas águas são uma verdadeira “bomba” ativada por fatores externos e que explode nas ruas ou mesmo dentro de casa.

Neste ano em particular, anomalias oceânicas associadas ao El Niño, fenômeno caracterizado pela elevação da temperatura do Pacífico Equatorial, aumentam a preocupação sobre fenômenos extremos, como ondas de calor intenso e aumento de temperaturas em determinadas regiões do Brasil, inclusive o Sudeste. Ou seja: no período mais aguardado do ano, é bom redobrar os cuidados.

“Quando falamos em fenômenos globais, como aquecimento das águas do oceano e o consequente estresse climático, com ondas de calor e tempestades intensas, imaginamos que este é um problema distante e sob a atenção apenas dos grandes atores da comunidade internacional. Mas nossas casas são as pontas mais vulneráveis do encontro entre fenômenos extremos e ausência de cuidados básicos. Pequenas atitudes podem ser determinantes para evitar problemas como extravasamento, tão comuns nesse início do período chuvoso. Quanto mais limpos estiverem os caminhos da chuva em nossas cidades, menos problemas nós e nossos vizinhos vamos enfrentar nessa época do ano”, alerta Andréia Ferreira, coordenadora de comunicação da Águas de Holambra.

Compartilhar:

Veja Também

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Politica de Inv. Social Privado Saiba mais
Politica de Inv. Social Privado

Uma concessão é muito mais que um acordo com o poder público, é um compromisso com o lugar e com sua gente.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.