Notícias

Ver notícia

Você sabia que o óleo de cozinha usado, aquele que sobrou de alguma fritura ou do preparo de uma receita, tem destino correto? Sim, e não é no ralo da pia, muito menos no vaso sanitário. A importância do descarte correto é tema de frequentes campanhas da Águas de Holambra através do Programa De Olho no Óleo, realizado pela área de Responsabilidade Social. A partir desse mês, a Águas de Holambra, em parceria com a SMA – Secretaria de Meio Ambiente, está disponibilizando coletores de óleo usado para os interessados em aderir à campanha de descarte correto do óleo e preservação do meio ambiente.

“Infelizmente ainda é muito comum o descarte de óleo usado no ralo da pia. Além disso, existe o entendimento de que, ao misturar o óleo com detergente ou água fervida, a gordura é reduzida. Isso é um equívoco, pois a reação ‘desengordurante é apenas aparente e superficial”, explica o analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo. Segundo ele, os coletores são preparados para receber o óleo usado, disposto em garrafas pet. O analista explica ainda que a retirada do óleo usado é feita por meio de uma parceria entre a Águas de Holambra e a Secretaria da cidade.

Gabriel alerta também sobre o impacto do descarte incorreto, tanto para as redes coletoras de esgoto, quanto para o meio ambiente. “O descarte de óleo na rede coletora é uma das principais causas de entupimento. Além disso, segundo o Instituto Trata Brasil, cada litro de óleo despejado na natureza polui cerca de 20 mil litros de água. Por isso, a importância do descarte correto”.

 

DESTINAÇÃO

A armazenagem do óleo usado é de fácil acesso a toda população. Com alguns passos simples, é possível retirar o óleo usado do destino mais comum como conhecemos, o ralo da pia, e trazê-lo para um ambiente mais sustentável e ecológico.

Algumas dicas para o armazenamento:

  • Filtre o óleo. Após   utilizar o óleo para frituras, é necessário filtrá-lo assim que ele esfriar, sobretudo se for em frituras que deixam restos de comida;
  • Armazene em garrafas PETs. Após utilizar o óleo de fritura, resfriá-lo e filtrá-lo, armazene-o em uma garrafa PET. Essa atitude reduz os riscos de entupimento de tubulações e conserva o óleo para que ele seja encaminhado para os pontos de coletas e, também, para eventualmente ser utilizado nas oficinas de sabão ecológico promovidas pelo Programa De Olho no Óleo.

 

CONTATO

Ficou interessado e quer um coletor no seu condomínio ou mais informações sobre o projeto? Entre em contato pelo e-mail gabriel.bertolo@miranteppp.com.br.

Acesse também nosso site www.aguasdeholambra.com.br e nossas redes sociais: Facebook www.facebook.com/aguasdeholambra e Instagram @aguasdeholambra.

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Holambra trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Holambra.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Holambra é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Holambra.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Holambra.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.