Notícias

Ver notícia

Dentro do sistema de abastecimento, a precisão exata dos níveis de armazenamento de água nos reservatórios é essencial para garantir a segurança operacional e agilidade na identificação de eventuais problemas. Para este monitoramento, é comum a utilização de sistemas de telemetria, que reportam em tempo real as condições de operação de cada unidade. Em Holambra, essa tecnologia está presente em todos os reservatórios e, recentemente, a concessionária Águas de Holambra implantou esse recurso para o acompanhamento do reservatório que atende ao novo loteamento Van Den Broek.

Implementado pela área de Engenharia da concessionária, o sistema de telemetria envia dados ao Centro de Controle de Operações (CCO) em tempo real, mais precisamente de minuto a minuto. As informações reportadas contemplam os índices de nível de reservação (armazenamento), vazão de entrada e saída dos reservatórios e status de funcionamento das bombas. A partir desses relatórios, a central de monitoramento consegue determinar o tipo de ação que deve ser adotada pela equipe técnica para corrigir qualquer falha detectada.

Por meio dessa estrutura, é possível ter uma gestão autossuficiente, que permite a atuação de forma imediata em casos de oscilações dos níveis. Além disso, a telemetria configura também maior segurança operacional, pois facilita a identificação de eventuais anormalidades no sistema, tanto na parte mecânica quanto na elétrica dos equipamentos, possibilitando a execução das ações em menor tempo, não comprometendo o abastecimento das regiões durante a realização das intervenções.

De acordo com o coordenador de Engenharia e Operações, Alan Pedra, a implantação vai permitir um controle mais preciso da capacidade de operação do reservatório. “A finalidade é garantir que a vida do usuário não seja afetada diretamente por nossas operações e receba água em sua casa com pressão adequada e regularidade. Para isso, estamos constantemente realizando pesquisas de recursos tecnológicos que auxiliem nessa gestão otimizada. O sistema implantado no centro de reservação do novo loteamento vai possibilitar esse controle mais assertivo e, desta forma, permitir a certeza de que o morador do Van Den Broek vai contar com um abastecimento de qualidade e eficiência máxima, assim como os munícipes que moram em outras regiões que já contemplam esse sistema de telemetria”, explica o coordenador.

 

Compartilhar:

Veja Também

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Holambra trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Holambra.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.