Notícias

Ver notícia

A Águas de Holambra fará campanhas de conscientização junto aos moradores de Holambra, com o intuito de identificar eventuais conexões incorretas de rede de água de chuva nas redes de esgoto. Essa campanha tem o objetivo de evitar obstruções, retorno de resíduos às edificações, rompimento das tubulações, que além de prejudicarem o meio ambiente, causam transtorno para a própria população.

Nessa campanha, a Águas de Holambra fará as verificações técnicas, através da introdução do aditivo Anilina (corante concentrado em pó com alto poder de tingimento) na rede de esgoto, que serve para identificar se as ligações estão adequadas. A concessionária conta com o apoio de toda a população nesse desafio, uma vez que é para o bem comum.

Os transtornos, ocasionados por ligações irregulares que juntam a drenagem pluvial (de água de chuva) à rede de esgoto, ficaram mais intensos no mês de março, o que faz com que a concessionária intensifique também sua atuação na busca por tais ligações. De acordo com o coordenador de Engenharia de Operações da Águas de Holambra, Alan Pedra, a prática irregular gera sérios transtornos para a população, além de prejudicar o correto funcionamento da rede de esgoto.

 

“As verificações técnicas se estenderão por toda cidade por prazo indeterminado, com o objetivo de gerar conscientização a todos os proprietários/moradores; visto que muitos nem têm conhecimento que habitam imóveis com ligações irregulares. Então, caso identificada a conexão incorreta, os proprietários/moradores serão comunicados para que promovam a regularização”, explica Alan.

A Águas de Holambra acredita no esforço coletivo para que todos possam usufruir de um serviço melhor e mais uma vez conta com o apoio da população holambrense.

Entenda

– Na cidade de Holambra, há separação entre a rede de água, esgoto e a rede de drenagem. A rede de drenagem tem a finalidade de receber a água de chuva, tanto nas ruas quanto nas que saem dos imóveis.

– As construções devem ter duas conexões separadas para destinar adequadamente cada fluxo. Por exemplo, a tubulação que contém água de chuva, deve ser conectada à rede de drenagem e a tubulação que tem resíduos das ligações de sanitários, cozinha e afins, devem ser conectados à rede de esgoto. Os imóveis devem conter a ‘caixa de inspeção’.

– A instalação adequada evita transtornos para os moradores e ainda é atitude correta em se adotar para preservar o meio ambiente e a saúde da sua família e de seus vizinhos.

– Quando as águas da chuva são despejadas na rede de esgoto, aumentam as chances de retorno de dejetos, sujeiras e mau cheiro para as residências, além do risco de rompimentos das tubulações.

– Além disso, um esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem pluvial, em vez de ser conduzido para a estação de tratamento, será lançado diretamente em rios, lagos e mares, poluindo os mananciais.

Os moradores de Holambra estão sempre engajados em manter uma cidade limpa, bonita e agradável, e com esse mesmo objetivo, Águas de Holambra conta mais uma vez com a colaboração de todos nesse projeto que tem um objetivo nobre de cuidar de pessoas e do meio ambiente.

 

 

Compartilhar:

Veja Também

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Holambra é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Holambra.

Responsabilidade Social Saiba mais
Responsabilidade Social

A atuação social e ambientalmente responsável faz parte da nossa história e do nosso propósito.

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.

Contato Saiba mais
Contato

A Águas de Holambra oferece um canal de comunicação eficiente. Entre em contato conosco.