Notícias
As obras de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tulipas, iniciadas em outubro do ano passado, já avançaram bastante com a conclusão de uma adutora de, aproximadamente, um quilômetro de extensão, e de 350 milímetros de diâmetro. A implantação da adutora significa um importante passo para que a ETA Tulipas passe dos atuais 50 litros/segundo para 120 litros/segundo quando finalizada. A previsão é de que as obras estejam concluídas até o segundo semestre de 2023.
Além da implantação da tubulação para transporte de água bruta (adutora), a ampliação da ETA contempla a infraestrutura civil, ou seja, a instalação das bases de concreto para sustentação dos módulos de tratamento, além de toda a montagem elétrica e de tubulações, que permitem a operação plena da estação de tratamento de água.
Para realizar a implantação da adutora com menor intervenção nas vias e no tráfego da região, a equipe técnica optou por executar a obra utilizando o Método Não Destrutivo (MND). “A tecnologia não destrutiva para instalação de tubulações não necessita da abertura de valas por toda a extensão da tubulação, por isso é uma obra com menos interferências no trecho onde será implantada”, explica o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra.
A ampliação da ETA Tulipas é mais um investimento da Águas de Holambra para garantir qualidade e segurança operacional no sistema de abastecimento de água. “Nosso objetivo é prestar o melhor atendimento aos nossos clientes. É para isso que estamos sempre me busca de novas tecnologias e constantes atualizações”, finaliza Alan.