Notícias
A Águas de Holambra em parceria com a prefeitura apresentaram em uma solenidade o novo sistema de esgotamento sanitário, implantado para atender a demanda dos moradores do bairro Camanducaia. A inauguração oficial contou com a presença de autoridades, imprensa, colaboradores da concessionária, servidores e população interessada em conferir a nova estrutura que além de ampliar os índices de cobertura, vai promover mais saúde e qualidade de vida para os moradores da região.
Viabilizada pelas áreas de Engenharia e Operações da concessionária, a nova estação tem capacidade para tratar 200m³ de efluentes por dia e atender a demanda das 80 chácaras que compõem a região.
A estação vai operar por meio de reator biológico de contato, conhecido como biodisco. O modelo, proveniente de tecnologia holandesa, funciona através da rotação de discos que geram o oxigênio necessário para que as bactérias realizem o tratamento e façam a conversão da matéria orgânica, sendo um sistema flexível e expansível.
Esses dispositivos, quando estão em operação, ficam com 40% da área total submersa no efluente – enquanto os 60% restantes permanecem expostos à atmosfera. O sistema de rotação é acionado por motor elétrico de alta eficiência, fazendo com que essa tecnologia consuma até 60% menos energia que outros métodos convencionais de lodos ativados, processo que exige a utilização contínua de ar, fornecido por sopradores ou aeradores.
De acordo com o prefeito Fernando Fiori de Godoy, a melhoria beneficiará muito a vida de todos os moradores do bairro. “Essa será a primeira unidade de tratamento de esgoto do bairro. Uma conquista importantíssima que contribuirá diariamente para a preservação do meio ambiente e para a saúde pública naquela localidade. É um ganho expressivo de infraestrutura e de qualidade de vida para os moradores do Camanducaia”, disse.
Para Ricardo Miranda, presidente da concessionária, “a conclusão desse projeto representa um avanço significativo para o saneamento de Holambra”. “O país ainda tem um grande déficit nesse setor e ver que o município caminha na contramão desse cenário demonstra o nosso compromisso coletivo de assegurar a perpetuidade da saúde e qualidade de vida da população atual e das próximas gerações. A concessionária fica satisfeita em contribuir com esse desenvolvimento sustentável”, ressaltou.