Notícias
A concessionária Águas de Holambra realiza investimentos constantes em infraestrutura, tecnologia e na qualificação de suas equipes para manter o abastecimento contínuo de água de qualidade no município, processo que envolve a captação, tratamento e distribuição à população.
Porém, de acordo com o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra, existem casos pontuais nos quais a rede de distribuição de água precisa passar por manutenção, com intervenções como melhorias, reparos e outras ações. “Principalmente em dias de manutenções emergenciais e/ou serviços programados do sistema de abastecimento, o reservatório, popularmente conhecido como caixa d’água, é um dispositivo imprescindível para assegurar a continuidade da oferta de água nos diferentes tipos de imóveis, como residenciais, comerciais, empresarias e industriais”, afirma Alan.
E para garantir a saúde dos consumidores, são necessários alguns cuidados com a caixa d’água como, por exemplo, a correta instalação, o armazenamento seguro da água e a limpeza semestral do equipamento.
QUAL O TAMANHO IDEAL DA CAIXA D’ÁGUA?
O volume ideal da caixa d’água, ou seja, sua capacidade de armazenamento, depende da quantidade de pessoas que moram na casa ou de funcionários que trabalham numa determinada empresa. Normalmente, adota-se o consumo diário de 150 litros por pessoa para o perfeito atendimento das necessidades humanas: ingestão, higiene pessoal, lavagem e cozimento de alimentos. Dessa forma, uma família com cinco pessoas consome, em média, 750 litros de água tratada. Neste caso, uma caixa d’água com 1.000 litros (1 metro cúbico/m3) atende perfeitamente esta família em situações de emergência.
Quanto ao local ideal, é importante que o reservatório de água seja instalado em um lugar mais alto do que os pontos de saída de água do imóvel (torneiras, chuveiros, registros). Isso vai assegurar pressão e velocidade suficientes para a água percorrer toda a tubulação e chegar ao seu destino.
A LIMPEZA DA CAIXA D’ÁGUA
Também é aconselhável que a população faça a manutenção e a limpeza das caixas d’água a cada seis meses. O passo a passo para a limpeza da caixa d’água é o seguinte:
- Feche o registro de entrada de água
- Reserve uma parte da água da caixa para fazer a limpeza
- Utilize pano ou esponja macia para limpeza da parede interna da caixa d’água
- Depois, descarte a água suja
- Encha o reservatório e, logo em seguida, feche o registro de entrada (normalmente próximo ao hidrômetro)
- Adicione água sanitária e deixe esta solução agir por duas horas (Medida: para cada 500 ml de água adicione 10 colheres de água sanitária)
- A cada 30 minutos, com o uso de um pano, passe a solução nas paredes internas e na tampa da caixa d’água
- Após as duas horas, abra os registros de saída – como torneiras e descargas de vasos sanitários – para que a solução contendo a água sanitária limpe a tubulação até os pontos de saída
- Finalmente, após o descarte de toda a solução higienizante (água + água sanitária), reabra o registro de entrada de água para o enchimento da caixa.
Dica sanitária importante: mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada para evitar sujeira, entrada de animais e criação de focos de dengue.