Notícias

Ver notícia

Reduzir perdas de água em toda tubulação espalhada pelo município é um dos grandes compromissos da Águas de Holambra. A empresa já investe em tecnologia para essa redução com o sistema de geofonamento, mas agora a novidade é um projeto que vai trazer mais agilidade e maior assertividade na detecção desse tipo de ocorrência. Assim, a Águas de Holambra aumenta a segurança de todo o processo de distribuição de água, com menor perda.

Segundo o coordenador de Engenharia e Operações da concessionária, Alan Pedra, o processo de pesquisa de vazamentos não visíveis tem início durante o horário comercial. A equipe utiliza hastes metálicas, que são apoiadas nos cavaletes dos imóveis. “No processo comum, o próprio colaborador aproxima o ouvido da haste para detectar algum ruído”, comenta Alan.

Cabe então, ao funcionário, definir se há necessidade do refinamento do ruído, feito por meio do geofone – semelhante ao estetoscópio usado pelos médicos, que capta os ruídos emitidos em locais onde há vazamento. Caso seja necessário esse refinamento, o endereço é marcado em um mapa manual. Durante a madrugada, outra equipe – munida dos mapas – vai até os locais para usar o sistema de geofonamento. “Esse trabalho deve ser feito com o mínimo de ruído, por isso é realizado de madrugada”, explica Alan.

Se o ruído for confirmado, durante o dia, a equipe de manutenção entra em cena para sanar o vazamento.

NOVA TECNOLOGIA

O projeto foi idealizado pela empresa Stattus4. “O colaborador da Águas de Holambra ainda vai utilizar as hastes nos cavaletes, mas quem irá identificar o ruído é o aparelho”, diz o coordenador de Engenharia e Operações. As vantagens, segundo Alan, são mais agilidade no processo e mais assertividade na detecção dos vazamentos.

“Existe um banco de dados que vai comparar o ruído e apontar se há ou não vazamento de água. Automaticamente, é gerada uma lista de endereços onde deverá ser utilizado o geofone, mas com uma margem de assertividade bem maior”, finaliza.

 

Compartilhar:

Veja Também

Notícias Saiba mais
Notícias

Confira as últimas notícias da Águas de Holambra e fique por dentro dos principais assuntos.

Política de Sustentabilidade Saiba mais
Política de Sustentabilidade

Respeito ao meio ambiente e as pessoas, contribuindo para qualidade de vida e saúde da população onde atuamos.

Água Saiba mais
Água

Antes de chegar às torneiras, a água percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento da Águas Holambra.

Esgotamento Sanitário Saiba mais
Esgotamento Sanitário

A Águas de Holambra trabalha 24h por dia para ampliar e melhorar o saneamento em Holambra.