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Tratar e distribuir água de qualidade à população holambrense é um trabalho que a concessionária Águas de Holambra realiza, diariamente, com a satisfação de saber que está contribuindo para a saúde das pessoas e para o progresso da cidade – um município bem abastecido, com água limpa, atrai investimentos e oferece mais qualidade de vida. Porém, ligações irregulares comprometem esse abastecimento.

Para garantir que a cidade não sofra com perdas nesse sentido, a concessionária está sempre atenta no sentido de detectar os “gatos” na rede de água. Segundo o coordenador de Operações e Serviços da concessionária, Alan Pedra, uma das irregularidades mais comuns no município é o uso de dispositivo que trava a engrenagem do hidrômetro. Outra prática ilegal é o desvio da água antes de sua chegada ao hidrômetro.

“É importante que a população entenda que existem prejuízos para todos, quando o vizinho ou um conhecido realiza uma ligação irregular. A contaminação da água e o desperdício de água tratada afeta toda a comunidade e não só quem realizou a fraude”, afirma Alan. Ele lembra ainda que “Toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de alterar o real consumo de água é irregular e ilegal. Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além de arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, o cidadão poderá responder por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

PERDAS – Segundo estudo da Trata Brasil, o índice de perdas de água na região Sudeste do Brasil, em 2020, foi de 40% e metade deste percentual foi provocado por irregularidades, ou seja, os “gatos” na rede de água. Além dessa prática ser ilegal, também é passível de multa e medidas administrativas. A fraude comprovada é passível de multa que, segundo o coordenador, em Holambra pode chegar a R$ 4.000,00.

 

 

 

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