Postado por holambra em 29/nov/2021 - Sem Comentários
Desde o início das operações, em 2016, a Águas de Holambra investe em melhorias para garantir a segurança operacional da ETA (Estação de Tratamento de Água) Tulipas. Entre as melhorias já feitas, estão o redimensionamento das câmaras do floculador e a substituição das madeiras; a substituição dos módulos de decantação; e a substituição dos elementos filtrantes, que ampliaram a capacidade de separação de impurezas, melhorando a filtragem de água e, assim, oferecendo ainda mais qualidade à água distribuída.
E os investimentos não param: em 2022 até o final do primeiro semestre, com as obras previstas, a ETA Tulipas ampliará suas operações e aumentará capacidade de tratamento para 120 litros de água por segundo. “Os investimentos, por mais simples que pareçam, geram benefícios em todo processo de tratamento de água. Se implantamos melhoria em uma etapa do tratamento, todas as outras também são impactadas positivamente. Assim conseguimos distribuir uma água de qualidade para toda a população holambrense”, afirmou o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra.
A ETA Tulipas, localizada no Jardim Tulipas, é a unidade responsável pelo tratamento de, aproximadamente, 90% da água do município de Holambra.
A estação tem atualmente capacidade para tratar 50 litros de água por segundo e as etapas do tratamento são extremamente rigorosas, desde a captação de água, limpeza, filtragem até a distribuição. Todas essas etapas permitem que Holambra seja abastecida com água devidamente tratada e própria para consumo. A unidade garante a qualidade do tratamento físico-químico de água, com análises laboratoriais constantes, agilizando as operações de distribuição de água.
Postado por holambra em 24/nov/2021 - Sem Comentários
Alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Rural Novo Florescer, que receberam as cartilhas que aborda questões relacionadas, ao tema saneamento e preservação ambiental, do Programa Saúde Nota 10, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Águas de Holambra, passam agora para a próxima etapa. Trata-se de um concurso de desenho e redação, onde as crianças terão que abordar, de maneira criativa e original, o conteúdo que estudaram pela cartilha.
“Nossos alunos levaram as cartilhas para estudar em casa e todo seu conteúdo foi abordado durante as aulas. Inclusive, o material do Saúde Nota 10 também será utilizado como base para as avaliações finais”, afirmou Michelly Belonti Hirata, coordenadora pedagógica da escola.
A cartilha, desenvolvida para o programa Saúde Nota 10, aborda de maneira lúdica, conteúdos sobre a importância do saneamento para a saúde e preservação do meio ambiente. Possibilita aos professores da escola trabalharem o conteúdo em sala de aula, estimulando o pensamento crítico dos educandos através de um diálogo participativo com foco nos princípios do saneamento e suas causas. Além disso, faz com que percebam que cada um possui papel fundamental para a melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, colaborando por um planeta mais saudável.
Segundo o analista de Responsabilidade Social da Águas de Holambra, Jonatan Neves, as ações desenvolvem-se com ênfase na metodologia de resolução de problemas ambientais locais, onde o diálogo é o caminho para a produção de saberes. “É gratificante ver as novas gerações interessadas em assuntos tão importantes como meio ambiente e sustentabilidade. Através das ações, o aluno desenvolve a consciência de que é possível praticar, de maneira simples e conclusiva, as lições aprendidas durante a execução do programa, como por exemplo, ao compartilhar com a família todo o conhecimento adquirido, transformando-se em um agente multiplicador, contribuindo para o futuro das próximas gerações, por meio da mudança de hábitos”, disse Jonatan.
Postado por holambra em 22/nov/2021 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Holambra finalizou com sucesso, na semana passada, o Programa Saúde Nota 10 na Escola Municipal Rural Recanto das Palmeiras. Os alunos do Ensino Fundamental, que receberam cartilhas educativas sobre meio ambiente, saneamento e sustentabilidade, participaram de atividades pedagógicas, como concursos de desenho e redação. No final das atividades, a Escola foi premiada com diversos kits de jogos educativos, que estimulam a cognição e o sistema motor.
“O Programa Saúde Nota 10 está sendo realizado em nossa unidade há alguns anos e tem ajudado a comunidade escolar a desenvolver hábitos saudáveis, trazendo mais qualidade de vida e intensificando o aprendizado de nossos estudantes em todos os aspectos”, disse a coordenadora da escola, Suzelaine Aparecida Tomazi Nijenhuis.
A assistente técnica da Secretaria Municipal de Ensino, Gabriela Aline de Rezende Simioni, comentou que “o Projeto Saúde Nota 10 traz assuntos muito importantes para a sala de aula, como a preservação do meio ambiente e o tratamento de água, conscientizando as crianças de forma lúdica, alegre e interativa”.
Com a abertura gradativa das escolas e o retorno das crianças à sala de aula, um kit de jogos será utilizado para auxiliar no retorno ao convívio e interação social das crianças e, ainda, agregar conteúdo ao ensino escolar, muito importante para essa fase escolar.
“A Águas de Holambra tem como foco as novas gerações. Com o Programa Saúde Nota 10, estimulamos o pensamento crítico e socioambiental, para que as próximas gerações cresçam com o olhar voltado ao próximo, mas também ao meio ambiente”, disse Jonatan Neves, analista de Responsabilidade Social da concessionária.
Postado por holambra em 12/nov/2021 - Sem Comentários
Em virtude do feriado da Proclamação da República, a Águas de Holambra informa que não haverá expediente em sua Loja de Atendimento na próxima segunda-feira (15 de Novembro). O atendimento ao público será retomado na terça-feira (16), a partir das 8h.
Nesse período, o trabalho de distribuição de água potável, manutenção do sistema e operação da Estação de Tratamento de Água (Tulipas) será normal. Em casos emergenciais, a concessionária poderá ser acionada 24 horas pela Central de Atendimento através do 0800 595 3333 (fixo – 24 horas).
Para ter acesso a 2ª via de contas, realizar pagamentos via código de barras e débito automático, verificar o histórico de consumo, conferir o cronograma das próximas leituras, esclarecer dúvidas, acompanhar os status das solicitações em aberto e informar a concessionária sobre vazamentos/obstruções de rede, entre outras opções de serviços, o usuário também pode utilizar o Águas APP’, um aplicativo de celular disponível gratuitamente pelos sistemas Android e IOS.
Mantenha suas faturas em dia e evite a interrupção no abastecimento de água.
Postado por holambra em 12/nov/2021 - Sem Comentários
A área de Responsabilidade Social da Águas de Holambra entregou, nesta quinta-feira (11), 30 quilos de composto orgânico ao coletivo Amigos da Cachoeira. A ação, que mostra o comprometimento da concessionária com o meio ambiente e as boas práticas sustentáveis, foi realizada pelo analista de Responsabilidade Social Jonatan Neves. O composto foi produzido na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Bela Vista, localizada em Piracicaba.
Durante o encontro, membros do coletivo agradeceram o material. Na opinião do grupo, a substituição do adubo químico pelo orgânico traz muitos benefícios no plantio de mudas em geral. “O adubo está em testes para fins agrícolas, mas já pode ser utilizado para plantio de recomposição de matas. É um produto que trará vários benefícios ambientais e para agricultura da região”, afirmou Jonatan.
A Amigos da Cachoeira é um coletivo de ambientalistas que atua há mais de cinco anos na restauração e preservação da natureza da região da Mata da Cachoeira, localizada na Fazenda Atlas, em Holambra.
O COMPOSTO ORGÂNICO
O lodo utilizado no adubo orgânico é um subproduto do esgoto. Após passar pelo Secador de Lodo à luz solar – uma espécie de estufa localizada na ETE Bela Vista – perde cerca de 70% da água. Depois, é misturado com material estruturante, resultado das podas feitas na cidade. Ao final, o resultado de todo o processo é destinado à agricultura. A compostagem é o processo mais adaptado para tratar resíduos orgânicos. Com ela, é possível estimular a decomposição de materiais orgânicos e a redução de contaminantes como patógenos e metais pesados para se obter um material estável, rico em matéria orgânica umificada e nutrientes minerais
Postado por holambra em 10/nov/2021 - Sem Comentários
A concessionária Águas de Holambra prorrogou a campanha Zera Dívida até o fim do mês de novembro. A iniciativa, que teve início no dia 01 de outubro e término para 31 de outubro, foi prorrogada devido à ótima adesão da população. Segundo o coordenador comercial da Águas de Holambra, Victor Villela Aroeira, as negociações surpreenderam. “Cerca de 90% das pessoas que nos procuraram tiveram seus débitos negociados”, disse Victor.
Para que mais usuários possam contar com o benefício de até 70% de desconto na tarifa de água e esgoto, a concessionária prolongou a campanha. “É mais uma oportunidade de regularização de débitos, com ótimos benefícios, para que nossos usuários terminem o ano no azul e despreocupados”, comentou o coordenador. As negociações são personalizadas e os usuários podem contactar a Águas de Holambra por meio do 0800 595 3333 (disponível 24 horas) ou WhatsApp (19) 97405-9200 (disponível de segunda à sexta-feira, no horário comercial).
Se preferir, o titular da conta pode procurar a concessionária localizada na Rua Petunia, 14 – Jardim da Tulipas, de segunda à sexta-feira, das 08h às 16h, com RG e CPF em mãos para realizar a negociação. Já para acesso a 2º via de contas, pagamento via código de barras, esclarecimento de dúvidas, entre outras opções, o usuário consegue baixar o Águas APP, um aplicativo gratuito para Android e iOS.
Postado por holambra em 05/nov/2021 - Sem Comentários
Representantes da concessionária Águas de Holambra se reuniram, na última quinta-feira (04), com vereadores da Câmara Municipal de Holambra. A pauta do encontro foram assuntos relativos à prestação de serviços de água e esgoto no município, entre eles o Plano de Contingenciamento à Estiagem, fornecimento de água no bairro Residencial Imigrantes, captação de água do Lago Holandês, sistema de distribuição, melhorias operacionais e investimentos realizados.
“Esta é uma excelente oportunidade para compartilhar as demandas da população. Acredito que essa interação vai trazer maior transparência das ações desenvolvidas para a melhoria da cidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Mauro Sérgio de Oliveira, o Serjão.
O diretor executivo da concessionária, Ozanan Pessoa, ratificou a opinião do presidente da Câmara. “Tivemos hoje o prazer de mostrar um pouco mais sobre a concessão, sobre o que a Águas de Holambra traz de benefícios para a cidade. Holambra é uma cidade privilegiada que possui 100% da água e esgoto tratados, isso é promoção à saúde. É muito bom estar próximo dos nossos vereadores, porque eles são a voz do povo e nós estamos aqui para atender a população, isso nos permite aprimorar ainda mais a qualidade do serviço prestado”, disse Ozanan.
A REUNIÃO
A ideia do encontro entre concessionária e Câmara deu-se após os parlamentares debaterem vários temas relacionados a operação da Água de Holambra. Na ocasião, o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra, explicou como as operações de distribuição de água são feitas nos vários setores da cidade, informou ainda que foram instalados Boosters, dispositivos utilizados para melhorar o abastecimento de água em áreas com baixa pressão no sistema. A concessionária utiliza também a tecnologia de geofonamento para identificar vazamentos na rede de distribuição, melhorando assim o desempenho no abastecimento de água.
A CONCESSIONÁRIA
A Águas de Holambra é responsável pela gestão plena dos serviços de água e esgoto da cidade de Holambra. A empresa, administrada pela holding Aegea Saneamento, iniciou suas atividades na cidade em 2016 e já investiu no município, ao longo desse período, um valor total de R$ 21,3 milhões.
Postado por holambra em 03/nov/2021 - Sem Comentários
Vazamentos dentro de casa podem alterar, e muito, a conta de água. No sentido de alertar a população, a concessionária Águas de Holambra alerta para que o usuário esteja sempre atento. Se a fatura de água e esgoto veio muito alterada, pode haver vazamento dentro da residência – e eles causam grandes transtornos. Uma torneira gotejando, por exemplo, perde em média 40 litros por dia. Em um mês são, ao menos, 1.200 litros ou 1,2 metro cúbico de água perdidos.
De acordo com o coordenador de Operações e Serviços da Águas de Holambra, Alan Pedra, uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada e um cano com vazamento de 2 milímetros deixa escorrer 96 mil litros de água em um mês.
Muita gente não sabe, mas boa parte dos vazamentos domésticos são imperceptíveis, difíceis de encontrar. A água dos vazamentos não identificados normalmente percorre paredes, estragando pinturas, causando mofo e gerando uma umidade que pode comprometer até as estruturas do imóvel. Em alguns casos, é possível que até lajes e telhados cheguem a ceder. “Então, os riscos são realmente enormes”, alerta Alan.
Vazamentos em apartamentos podem ser ainda piores, pois muitos condomínios não possuem hidrômetros individuais. “Vale lembrar que os andares mais baixos são mais suscetíveis a vazamentos, pois a pressão da água que vem dos apartamentos acima chega sempre com mais força, facilitando que ela escape e cause infiltrações”, explica Alan.
Inicialmente, é possível fazer alguns testes rápidos que podem ajudar na identificação de vazamentos na sua casa, a exemplos de manchas na parede e sinais de umidade no piso. Mas é importante destacar a importância de acionar um especialista para identificar o local exato do problema e, assim, evitar que as paredes sejam quebradas sem necessidade.